terça-feira, 25 de agosto de 2009

MER - Modelo Entidade Relacionamento


1) Explique o conceito do MER e a sua importância no relacionamento entre os profissionais da informática e os demais profissionais.

Baseia-se na percepção do mundo real que consiste em um conjunto de objetos básicos chamados entidades e nos relacionamentos entre estes objetos.
Foi desenvolvido para facilitar o projeto de banco de dados permitindo a especificação de um esquema de empresa.
Tal esquema representa a estrutura lógica geral do banco de dados. O modelo serve para a representação das estruturas das informações, não contendo uma linguagem para a representação das manipulações. Atualmente, o MER é usado principalmente durante o processo de projeto da base de dados.
Existem expectativas para que uma classe de SGBD’s baseados diretamente no MER esteja disponível no futuro.



2)Explique e comente o conceito de entidades e atributos.

O objeto básico que o MER representa é a entidade Uma Entidade é uma representação abstrata de um “objeto” do mundo real. Uma entidade pode ser um objeto com uma existência física - uma pessoa, carro ou empregado - ou pode ser um objeto com existência conceitual - uma companhia, um trabalho ou um curso universitário. Cada entidade tem propriedades particulares, chamadas atributos, que determinam as características particulares de cada entidade. Por exemplo: a entidade Funcionários pode possuir os seguintes atributos: cpf, nome, bairro, cidade. A entidade Livros pode possuir os seguintes atributos: título, autor, editora.



3)Explique e comente o conceito de relacionamento.

Um relacionamento é uma associação entre uma ou várias entidades. Por exemplo, um relacionamento ContaCliente associa um cliente a cada conta que ele possui. O conjunto de todas as entidades de um mesmo tipo e o conjunto de relacionamentos do mesmo tipo são denominados conjuntos de entidades e conjuntos de relacionamentos, respectivamente.
Em acréscimo a entidades e relacionamentos, o modelo ER representa certas restrições com os quais os conteúdos de bancos de dados precisam estar de acordo. Uma restrição importante é o mapeamento de cardinalidade (ou multiplicidade de um conjunto de relacionamentos) que expressa o número de entidades ao qual outra entidade pode estar associada via um conjunto de relacionamentos.
Um conjunto de relacionamentos é a relação matemática com n ≥ 2 conjuntos de entidades. Se E1, E2, ..., En são conjuntos de entidades então um conjunto de relacionamentos é um subconjunto de relacionamento.




4) Explique e comente o conceito de atributo-chave.

O atributo chave está contido na tupla de forma a personalizá-la individualmente (unicidade), nos possibilitando identificar desta maneira, cada entidade de um conjunto entidade, evitando-se a redundância de dados e facilitando a busca das informações através da criação de índices.
Os tipos mais usados de chaves são:

*Chave Primária (PK - Primary Key) identifica cada registro de uma tabela, dando-lhe unicidade. A chave primária nunca se repetirá.

*Chave Secundária (FK - Foreign Key) é formada através de um relacionamento com a chave primária de outra tabela. Define um relacionamento entre as tabelas e pode ocorrer repetidas vezes.




5) Explique o conceito do DER e a sua importância no relacionamento entre os profissionais da informática e os demais profissionais.

O Diagrama Entidade Relacionamento é composto por um conjunto de objetos gráficos e expressa a estrutura lógica geral de um banco dados. Através dele o analista tem uma visão de alto nível dos relacionamentos entre as tabelas. Este fato também permite o contato com os profissionais de outras áreas, pois por ser uma linguagem gráfica abstrai-se dos conceitos puramente computacionais, facilitando seu entendimento, estrutura e funcionamento pelos demais profissionais.



6) Dê ou faça um exemplo de um DER e explique o mesmo.

Uma entidade (ME) possui um conjunto de atributos que a compõem. Esses atributos correspondem aos campos dispostos na ME. Esses atributos possuem pseudônimos para facilitar a fase da programação como, por exemplo:

Código do cliente => codaluno Pseudônimo
Registro Acadêmico Aluno => ra_alu







Toda entidade deve possuir um campo chave, ou seja, a chave de acesso a ME ou tabela. Esses campo nunca poderá se repetir e sempre será único. O nome dado a esse campo chave é Chave Primária ou Primary Key (PK). A chave primária é a chave de acesso a tabela, ou seja, para efetuar qualquer cadastro, consulta ou atualização, este campo é que será usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário